Escola realiza o III Memorial das Famílias na Zona Leste de Bebedouro

A Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Mathilde Rebelato Piffer, na Zona Leste, realizou o seu 3º Memorial das Famílias “Cultura e Arte por Toda Parte”.Professoras e seus alunos fizeram uma releitura das obras de três grandes mestres brasileiros: Alfredo Volpi, Romero de Brito e Aldemir Martins.

O memorial, quinta-feira (27/9), além de exposição de trabalhos dos alunos no recinto da escola, ocupou parte da Av. Higídio Veraldi, para a apresentação de um musical por professores de oficinas de artes da rede municipal, em meio a dança, teatro e cinema.

Pais, familiares e comunidade sentaram-se em bancos colocados ao longo da avenida, interditada para veículos. Eles assistiram às apresentações, inclusive da Orquestra de Flautas e Violões, que tem à frente os professores Cláudia Perri, João Perri e Carlos Papel.

A idéia do musical com os professores surgiu em reunião de HTPC, proposta pelo Depto. de Educação. Eles participaram do projeto, desenvolvido a partir da história escrita pela professora de música das escolas Paulo Rezende, João Pereira Pinho (Projeto Bate-Latas) e Conrado Caldeira, Natália Cristina Vieira. A proposta era para a realização de um projeto que envolvesse todos os segmentos artísticos das oficinas escolares. “O objetivo central era focar a Orquestra de Violões e Flautas, sobretudo o trabalho que o grupo realiza com crianças e adolescentes. Desse trabalho, surgiu Juninho, personagem principal do musical, um menino de periferia que se depara com as dificuldades da vida, mas, mesmo assim, escolhe o caminho da música”, explica a professora Natália, satisfeita com o resultado.





O evento contou também com apresentações musicais de parentes de alunos da Emei: menina Ayumi Berenquel Ikyanaqui, prima de Felipe, da 1ª etapa, da professora Luciana; e do cantor Rafael, da dupla Luis Renato & Rafael, pai de Rafael, da 2ª etapa, da professora Marta. Também dentro da interação família-escola, houve exposição de artesanato: bordados, tear e cachecol, e, ainda, curso de culinária alternativa, feito por mães de alunos.

Segundo a professora Marta Izabel Gallo, “os memoriais têm por objetivo trazer a família para junto da escola, compartilhar saberes e mostrar o que está sendo realizado na unidade de ensino”.

Na escola, a arte é trabalhada no decorrer do ano com os alunos das primeiras etapas. Anualmente são realizadas mostras dos trabalhos.

A escola atende a 193 crianças de 4 e 5 anos, em período integral e parcial, da primeira e segunda etapas. São 22 funcionárias, a coordenadora pedagógica é Ângela Cristina Toledo, e, a diretora, Luciana Dutra Santin Abes Olivare.

Fonte: Prefeitura Bebedouro 





Deixe seu comentário