Fundada há 10 anos em Bebedouro, a Patrulha Ecológica atende a 130 crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, que participam de projetos de educação ambiental e cidadania, recreação e fanfarra. A Coopercitrus e a Sicoob Credicitrus são parceiras, por intermédio de seu Fundo de Investimento Social e Cultural (Fisc), cuja colaboração abrange diversos aspectos e ocasiões, como na manutenção de instrumentos musicais, estruturação hidráulica e elétrica e construção de estufas da Patrulha Ecológica.
O novo desafio é o Projeto Ecocidade Tio Ita, que consiste na transformação de uma área localizada no Jd. Centenário, antes considerada ponto de tráfico e de uso de drogas, além de depósito de lixo urbano, em um ambiente educacional e ecológico. A iniciativa veio de um voluntário da Patrulha Ecológica, Itamar Carneiro, conhecido como Tio Ita (morador do bairro), em parceria com o presidente da ONG, João Antônio dos Reis Gandra, o Janjão.
O espaço de 2.840 m² será dividido em estufa para formação de 10 mil mudas diversas e outra com capacidade de 20 mil; em prédio com sala digital verde, biblioteca com mais de dois mil títulos e área para monitoramento de atividades educativas, arborização e instalações para instalação de redes produzidas com trançados de garrafas pets; uma roda d’água e outras formas de demonstrar energias renováveis, além de um banheiro seco ecológico.
A captação de recursos de R$ 93.540,37 para estruturação física foi possível através da classificação do projeto dentro das políticas do Comitê de Bacias Hidrográficas. Por questões legais, houve a necessidade de criar a lei municipal 4490, de 27 de junho de 2012, dispondo que o espaço público citado será destinado à educação e à preservação ambiental de Bebedouro nos próximos trinta anos.
O Fisc/Sicoob Credicitrus investiu no novo projeto ambiental, viabilizando a construção das estufas, entre outras benfeitorias.
Vale observar que os trabalhos dos projetos da Patrulha Ecológica são realizados por voluntários e jovens encaminhados pelo Cras (Centro de Referência em Assistência Social) que participam de programa de estágio como assistentes nos processos educacionais e de monitoramento.
Fonte: Prefeitura Bebedouro