A pedido dos moradores de Bebedouro (SP), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) estuda construir um prolongamento na Avenida Raul Furquim, uma das principais da cidade. A via, que termina na Rodovia Armando de Salles Oliveira, estava sendo duplicada pelo órgão, mas teve suas obras suspensas temporariamente após reclamações da população.
A duplicação, que faz parte de um projeto de R$ 104 milhões previsto para ser concluído em dois anos, está parada desde o dia 5 de novembro, quando o DER informou que coletaria mais informações técnicas sobre o trecho para avaliar o pedido dos moradores por meio do movimento ‘Raul Furquim sem Fim’. Formado por 9 mil pessoas, o grupo se opôs ao projeto original do Estado de São Paulo, que fecharia o acesso da rodovia pela Raul Furchim e isolaria 15 bairros do município, de acordo com os moradores.
“Nós mostramos a necessidade de não interromper essa passagem para a avenida. O nosso principal objetivo é o prolongamento da Raul Furquim, porque isso já conta no Plano Diretor da cidade”, disse Patrícia de Araújo Bouchicci, que lidera o movimento.
Quando anunciou a suspensão temporária da obra, o DER não informou quantos dias a paralisação duraria. Ainda assim, os moradores se mostraram aliviados. “Cruzo esse trajeto até seis vezes por dia. É muito importante [que a avenida seja prolongada]. Nós já fizemos os cálculos e a gente andaria cerca de dois quilômetros e meio a mais para chegar até certos destinos”, disse Otávio Pimenta Júnior, um dos moradores que fazem parte do movimento pela reforma e extensão da avenida.
Fonte: G1