O guarda civil municipal, Clayton Aparecido de Lima, participou de curso de defesa, em Lages (SC), classificado como um dos melhores de treinamento tático prisional da América Latina. Trata-se do 1º Prision Swat Internacional, promovido pelo Cati (Centro Avançado de Treinamento e Imobilização).
De 13 a 22 de setembro, com atividades 12h por dia, o público-alvo foram agentes penitenciários, policiais civis, militares e federais, guardas municipais e militares das Forças Armadas. Participaram mais de 100 agentes de 50 municípios do país.
Constaram do conteúdo programático, aulas teóricas e práticas, no auditório da Facvest, enquanto as práticas tiveram lugar em pontos diferentes de Lages, como em uma antiga boate abandonada, que fica no Bairro Santa Clara.
De acordo com Jorge Luiz Carvalheira, do Cati, o objetivo foi treinar os agentes para uma atuação mais eficiente em situação de risco, envolvendo conflitos em presídios, como rebeliões.
As táticas envolveram invasões em presídios, gerenciamento de crises e imobilizações táticas, além de negociações e resgate de reféns. O curso também visou produzir elementos essenciais para garantir a segurança nos presídios.
O Cati é a única empresa multinacional de treinamento policial com autorização do Departamento de Dallas (EUA), para recrutar os integrantes da Swat. Cabe ao Cati, administrar cursos ao redor do mundo. Do quadro de instrutores em Lages, alguns são procedentes dos Estados Unidos.
Fonte: Prefeitura Bebedouro